O software de relatórios chamado SonicWall Analyzer foi descontinuado pela SonicWall. Este software era baseado em Flash e com o fim do suporte ao Flash pela Adobe, por motivos de segurança, não está sendo possível mais utilizar Flash nos principais navegadores do mercado.
As alternativas de relatório para appliances SonicWall para ficar em compliance com o Marco Cívil da internet e a LGPD são:
1 – Adoção do SonicWall Analytics.
O SonicWall Analytics é uma ferramenta lançada recentemente pela SoniWall, onde os relatórios são apresentados de forma bem mais completa e amigável. Ele inclui todos os recursos do antigo SonicWall Analyzer e acrescenta algumas novidades. A SonicWall está comercializando-o no formato de licença de 1, 2 ou 3 anos, sendo que o primeiro ano está com um valor promocional para quem utiliza o antigo SonicWall Analyzer. Utilizando o SonicWall Analytics você poderá reter os dados pelo prazo que desejar.
2- Utilização do serviço de Relatório SonicWall GMS da NetSol.
O GMS é uma alternativa de relatórios feita em um servidor compartilhado na nuvem NetSol onde um node é dedicado à cada cliente contratante deste serviço.
Utilizando o GMS da NetSol você poderá reter os dados pelo prazo de 30 dias.
"Importante: Visando ter o histórico de todas as conexões, recomendamos que uma cópia dos eventos/logs também seja enviada para um servidor de SYSLOG ou SIEM” que faça a retenção dos mesmos por pelo menos 365 dias. Vale lembrar que Marco Civil da Internet diz que cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de um ano.