A NetSol é uma empresa mineira fundada no ano 2000 mas sua trajetória, sempre marcada por pioneirismo e inovação, teve origem muitos anos antes. Seu embrião foi o BHNET, que surgiu no início da década de 90 introduzindo em Minas Gerais a tecnologia BBS. Em 1995, com a chegada da internet comercial no Brasil, a empresa já possuía uma posição privilegiada no mercado e passou a figurar entre os maiores provedores internet do país. Esta posição de destaque despertou o interesse de diversas empresas que pretendiam atuar no mercado nacional e em 1999 o BHNET passou para o controle acionário da Telefônica de Espanha, que lançava no Brasil o portal Terra Networks.

Desde a sua fundação, a NetSol se especializou em Segurança de Redes e Internet, investindo na qualidade, confiabilidade, personalização e tecnologia utilizada na prestação de serviços. Graças a este modelo de gestão, tornou-se sólida, conquistou clientes em diversos estados do país e atinge um crescimento anual acima da média nacional.

Este cenário positivo é fruto do foco da empresa: o investimento constante em atualização de sua equipe e de seus processos internos para atender às necessidades de seus clientes e do mercado, preservando o atendimento personalizado, a agilidade na solução e a confiabilidade do serviço prestado.

Para tanto, a NetSol procura:

Garantir ao cliente um atendimento próximo, cumprindo prazos e superando expectativas;

Manter sua equipe motivada e comprometida com a qualidade no atendimento ao cliente;

Tornar mais simples e eficiente a implementação de projetos;

Buscar novas tecnologias e parcerias, com foco na inovação e na competitividade;

Para selar este compromisso absoluto com a qualidade, em seu aniversário de 10 anos, a NetSol tornou-se parte do seleto grupo de empresas brasileiras que já conquistaram o certificado ISO/IEC 20000.

  • MISSÃO

    A missão da NetSol desde a sua fundação no ano 2000 é preservar o ambiente tecnológico dos nossos clientes.

  • VISÃO

    A visão da NetSol é ser referência nacional em soluções tecnológicas para administração de rede que agregam valor ao negócio dos nossos clientes.

  • PRINCÍPIOS

    Valorização do cliente. Reconhecimento ao desempenho dos colaboradores. Comportamento ético. Responsabilidade social. Zelo pela imagem da empresa. Busca da excelência.

Em Dezembro de 2010, a NetSol tornou-se a primeira empresa mineira que atua unicamente com a prestação de serviços de segurança de rede e uma das dez do país a conquistar a ISO/IEC 20000. A certificação é voltada para organizações que visam a adoção de processos de qualidade definidos pelo padrão global para gestão de serviços de TI. Na prática, isso significa maior agilidade e precisão no atendimento aos clientes, que sabem as implicações que a perda de dados pode causar aos negócios.

Para conquistar a certificação, toda a estrutura da NetSol foi reformulada, o que significou treinamento de profissionais e redefinição de cargos e funções. Uma das mudanças foi a segmentação da diretoria, que passou a ser divida de Diretoria de Negócios, de Inovação e Comercial.

Com o trabalho de reengenharia, algumas lacunas foram preenchidas para otimizar o atendimento ao cliente, como conta o diretor Comercial, Erasmo Borja Sobrinho. “Envolveu uma série de processos, tudo registrado em software. Com isso, atinge-se um outro patamar na prestação do serviço.”

Novos caminhos e soluções também foram traçados a fim de gerar conhecimento para a tomada de decisões e um maior alinhamento dos negócios ao mercado. Ao longo de quase dois anos, os clientes da NetSol têm acompanhado esse processo. Uma prova disso foi a adoção das melhores práticas do ITIL – Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, em português.

Mas qual é a relação do ITIL com a ISO 20000? A implantação das melhores práticas do ITIL e a certificação dos profissionais nos fundamentos da Biblioteca auxiliam na obtenção da certificação ISO 20000 pela organização, objetivo almejado e alcançado pela NetSol.

Erasmo Borja Sobrinho
Diretor Administrativo/Comercial
Geraldo Gonçalves
Diretor Executivo
Jorge Quintão
Diretor de Inovação