NetSol Segurança na Internet

Sobre a NetSol

Fundada no ano 2000, a trajetória da NetSol sempre foi marcada por pioneirismo e inovação. Seu embrião foi o BHNET, pioneiro na distribuição da internet comercial em Minas Gerais, vendido para a Telefônica em 1999 quando ocupava posição de destaque. Desde o início o foco da NetSol foi a terceirização de serviços com qualidade, confiabilidade e tecnologia de ponta.

Graças a este modelo de gestão, a NetSol tornou-se sólida e atinge um crescimento anual bem acima da média. Em 2010, a NetSol tornou-se a primeira empresa mineira do seu segmento a conquistar a ISO 20000, certificação voltada a processos de qualidade para gestão de serviços de TI. Em 2011, acompanhando os avanços tecnológicos em sua área de atuação, a NetSol até então focada em opensource fez alianças estratégicas com os principais fabricantes de infraestrutura e segurança de rede do mercado mundial. O modelo de negócio concebido na fundação da NetSol a tornou uma empresa com uma excelente saúde financeira e tem permitido oferecer serviços gerenciados de qualidade nos modelos OPEX e CAPEX.

A NetSol é hoje uma empresa especializada em segurança cibernética e monitoramento de infraestrutura. Com mais de 23 anos de atuação e centenas de clientes satisfeitos, possui uma metodologia baseada em frameworks internacionais para ajudar sua organização a manter o foco em sua atividade final.

Em dezembro de 2021 a NetSol recebeu a certificação da ISO 27001, provando que está em conformidade com as normas internacionalmente reconhecidas para Sistema de Gestão de Segurança da Informação.

Um pouco mais sobre Nossa História

Linha do Tempo

  • 19922013

    Fundação BHNET
  • 2000

    Fundação NetSol
  • 2010

    Certificação ISO 20000
  • 2012

    Appliances em larga escala
  • 2014

    Criação do NOC NetSol
  • 2021

    Certificação ISO 27001

Certificação ISO 20000


ISO 20000

Em Dezembro de 2010, a NetSol tornou-se a primeira empresa mineira que atua unicamente com a prestação de serviços de segurança de rede e uma das dez do país a conquistar a ISO/IEC 20000. A certificação é voltada para organizações que visam a adoção de processos de qualidade definidos pelo padrão global para gestão de serviços de TI. Na prática, isso significa maior agilidade e precisão no atendimento aos clientes, que sabem as implicações que a perda de dados pode causar aos negócios.

Para conquistar a certificação, toda a estrutura da NetSol foi reformulada, o que significou treinamento de profissionais e redefinição de cargos e funções. Uma das mudanças foi a segmentação da diretoria, que passou a ser divida de Diretoria de Negócios, de Inovação e Comercial.

Com o trabalho de reengenharia, algumas lacunas foram preenchidas para otimizar o atendimento ao cliente, como conta o diretor Comercial, Erasmo Borja Sobrinho. “Envolveu uma série de processos, tudo registrado em software. Com isso, atinge-se um outro patamar na prestação do serviço.”

Novos caminhos e soluções também foram traçados a fim de gerar conhecimento para a tomada de decisões e um maior alinhamento dos negócios ao mercado. Ao longo de quase dois anos, os clientes da NetSol têm acompanhado esse processo. Uma prova disso foi a adoção das melhores práticas do ITIL – Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, em português.

Mas qual é a relação do ITIL com a ISO 20000? A implantação das melhores práticas do ITIL e a certificação dos profissionais nos fundamentos da Biblioteca auxiliam na obtenção da certificação ISO 20000 pela organização, objetivo almejado e alcançado pela NetSol.

Certificação ISO 27001

ISO 27001

Em dezembro de 2021 a NetSol recebeu a certificação da ISO 27001, provando que está em conformidade com as normas internacionalmente reconhecidas para Sistema de Gestão de Segurança da Informação.

A ISO/IEC 27001 se concentra na identificação, avaliação e gestão dos riscos dos processos de tratamento da informação e toda a infraestrutura de hardware e softwares que dão suporte para as operações de tecnologia das empresas.

A sistema de gestão de segurança da informação é enfatizada como um elemento estratégico e significativo na gestão das empresas e seus negócios.

Atualmente, a informação nos envolve em todos os lugares e faz parte de cada processo. Às vezes pode ser inconsequente, mas com demasiada frequência a informação pode ser crítica e confidencial. Para que todos possam entender e fazer esta importante distinção para a sua empresa, é necessário classificar a informação. Isto porque as medidas de proteção de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) de acordo com a ISO/IEC 27001 são baseadas nesta classificação.

Um SGSI cria uma estrutura para proteger os dados operacionais e a sua confidencialidade. Ao mesmo tempo, a norma ISO/IEC 27001 globalmente reconhecida garante a segurança e a disponibilidade dos sistemas de TI envolvidos nos processos corporativos. Neste contexto, a certificação ISO/IEC 27001 envia um forte sinal ao mercado:

Uma empresa certificada ISO/IEC 27001 por uma certificadora independente, devidamente acreditada, confirma que a empresa segue uma norma internacional e as melhores práticas de segurança da informação através da implementação e manutenção de um sistema de gestão da segurança da informação (SGSI).

Fonte: dqs
  • Geraldo Gonçalves
    “Nos últimos anos a segurança da informação tem sido a principal preocupação das organizações. A NetSol foi uma das primeiras empresas do Brasil a se certificar na ISO 20000-1 (Sistema de Gestão de Serviços de TI) em 2010, e vem ao longo dos anos mantendo essa certificação comprovando nossa qualidade com a prestação de serviços em TI.
    Para chancelar nosso compromisso com a segurança da informação, alcançamos a certificação ISO 27001. É uma demonstração do nosso amadurecimento em relação às práticas de governança e segurança. Nossa equipe está de parabéns!”
    Geraldo Gonçalves
    Diretor Executivo NetSol

Princípios da NetSol

missao

Missão

Preservar o ambiente tecnológico dos nossos clientes.
visao

Visão

Ser a referência nacional em soluções tecnológicas para administração de rede que agregam valor ao negócio dos nossos clientes.
valores

Valores

Valorização do cliente. Reconhecimento ao desempenho dos colaboradores. Comportamento ético. Responsabilidade social. Zelo pela imagem da empresa. Busca da excelência.

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