ISO 20000
Em Dezembro de 2010, a NetSol tornou-se a primeira empresa mineira que atua unicamente com a prestação de serviços de segurança de rede e uma das dez do país a conquistar a ISO/IEC 20000. A certificação é voltada para organizações que visam a adoção de processos de qualidade definidos pelo padrão global para gestão de serviços de TI. Na prática, isso significa maior agilidade e precisão no atendimento aos clientes, que sabem as implicações que a perda de dados pode causar aos negócios.
Para conquistar a certificação, toda a estrutura da NetSol foi reformulada, o que significou treinamento de profissionais e redefinição de cargos e funções. Uma das mudanças foi a segmentação da diretoria, que passou a ser divida de Diretoria de Negócios, de Inovação e Comercial.
Com o trabalho de reengenharia, algumas lacunas foram preenchidas para otimizar o atendimento ao cliente, como conta o diretor Comercial, Erasmo Borja Sobrinho. “Envolveu uma série de processos, tudo registrado em software. Com isso, atinge-se um outro patamar na prestação do serviço.”
Novos caminhos e soluções também foram traçados a fim de gerar conhecimento para a tomada de decisões e um maior alinhamento dos negócios ao mercado. Ao longo de quase dois anos, os clientes da NetSol têm acompanhado esse processo. Uma prova disso foi a adoção das melhores práticas do ITIL – Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, em português.
Mas qual é a relação do ITIL com a ISO 20000? A implantação das melhores práticas do ITIL e a certificação dos profissionais nos fundamentos da Biblioteca auxiliam na obtenção da certificação ISO 20000 pela organização, objetivo almejado e alcançado pela NetSol.