Operação em tempo real

Desde junho de 2011 está em funcionamento o NOC da NetSol. Abreviatura para Network Operation Center (centro de operação da rede, em português), o NOC, juntamente com programas de monitoramento, possibilita que operadores saibam a situação de cada ativo de rede em tempo real.

Nessa fase inicial, a NetSol está monitorando a disponibilidade, espaço em disco e carga do processador dos servidores instalados nas empresas clientes. O próximo passo é expandir o NOC para roteadores, gateways, centrais telefônicas e servidores de propriedade do cliente, dentre outros.

Segundo os responsáveis pela novidade, a grande vantagem do NOC é possibilitar à NetSol agir proativamente, ou seja, realizar intervenções antes que algum problema ocorra, reduzindo o número de chamados no Service Desk e o downtime (tempo de indisponibilidade).

Para verificar se o nível de serviço atual corresponde ao desejado, informações em tempo real são extraídas da rede. Partes desses dados são submetidas à análise do Service Desk, para diagnóstico do incidente ou problema. O resultado é o aumento da funcionalidade e a melhoria da performance.