NetSol comemora 25 anos de correio eletrônico

Café da manhã NetSol + SonicWall
maio 23, 2017
Problemas com os DNS’s do Google
junho 14, 2017

NetSol comemora 25 anos de correio eletrônico

Para nós Correio Eletrônico começou antes da internet

A NetSol está neste business há muitos anos. Em termos de internet 25 anos é muita coisa. Se pensamos que a internet só se tornou pública no Brasil em 1995, são 22 anos. Podemos considerar que estes tempos são pré internet.

Em 1992, nossos diretores já administravam caixas mensagens eletrônicas de seus clientes.  As primeiras redes de mensagens foram a FidoNet e RBT.

A FidoNet foi uma rede de troca de mensagens entre BBS’s, fundada em 1984 por Tom Jennings, de São Francisco, Califórnia. O capítulo latino-americano da FidoNet foi fundado pelo Pablo Kleinman 1987 em Buenos Aires e constituiu a maior rede de acesso público por computador no Brasil e no resto da América Latina. Já a RBT, Rede Brasileira de Teleinformática, criada em 1992, foi a maior rede brasileira de BBS’s. A partir de maio de 2002 ela passou a fazer parte da FidoNet como um grupo de distribuição de echomail em língua portuguesa aberto a sistemas interessados não só do Brasil mas de vários outros países.

 

A RBT chegou a integrar 130 BBSs filiados, que realizavam troca diária de dados para transferência de mensagens. De forma pioneira, disponibilizou um gateway com a Internet, permitindo que usuários dos BBSs filiadas pudessem enviar e receber e-mails de qualquer endereço válido da Internet usando um prefixo nos endereços FidoNet de utilização da RBT.

Estas redes em conjunto com a LusoNet, entre países de língua portuguesa, e algumas outras de âmbito mais regional, possibilitavam a troca de mensagens entre os usuários de BBS em todo o mundo.

Em seguida já foi possível o envio de mensagens diretamente para internet através de um nó de rede no Rio de Janeiro. O IBASE, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, era responsável por este nó e redistribuía as mensagens para o mundo através de links internacionais, impensáveis na época das teles estatais.

“Naquela época tudo eram muito precários. Para se enviar mensagens de usuários de nosso BBS (Boletim Board Sistem) era necessário fazer ligações interurbanas na madrugada para receber e enviar os pacotes de mensagens. ” Conta Jorge Quintão. As ligações começaram a ser feitas apenas uma vez por dia. De madrugada, porque era mais barata a ligação depois de meia noite.

As respostas aos e-mails demoravam pelo menos 24 horas. Mas através de comandos especiais as mensagens podiam fazer consultas a bancos de dados e a bibliotecas de grandes universidades. Sequencias de caracteres solicitavam a listagens de informações sobre certos assuntos e arquivos que podiam ser anexados a partir da escolha do que era interessante. Era um grande avanço poder consultar informações públicas remotas por este meio.

Hoje, vinte e cinco anos depois, administramos mais de 100.000 caixas postais com o serviço NetSol Share, baseado em Zimbra, que pode ser integrado com contas do Office 365 e Google Suitch.

Os comentários estão encerrados.